Curiosidades curiosas.

15:36 Unknown 2 Comments

Hoje venho pedir mais uma vez desculpa, por falta de um computador descente não irei publicar o Pos Beleza mortal como sempre faço nas quintas, mas semana que vem volta tudo ao anormal de sempre. Confiram a lista com os outros Posts da série e vejam se deixaram de ler algum.

Fiquem com algumas curiosidades bem legais que encontrei por ai.

No espaço, os astronautas não conseguem chorar, porque não há gravidade para que as lágrimas possam escorrer.

O maior vulcão existente chama-se Olympus Mons e situa-se em Marte. Tem 600 Km de largura e é três vezes mais alto que o Monte Everest.

Cerca de 150 toneladas de fragmentos de meteoritos embatem na Terra todos os anos.

O telescópio Hubble é tão poderoso que consegue fotografar uma mosca a piscar os olhos a uma distancia de 13.700 Km.



Quando os astronautas da Apollo 12 aterrisaram na Lua, o impacto causado fez com que a superficie lunar vibrasse durante 55 minutos. As vibrações foram captadas por instrumentos laboratoriais da NASA, o que levou os geólogos a criar a teoria de que a superficie de Lua é composta por frágeis camadas de rocha.

O planeta Jupiter é duas vezes maior do que todos os outros planetas, satélites, asteróides e cometas do nosso Sistema Solar juntos.

Segundo os cientistas, existe ouro em Marte e Mercúrio e em Vênus.

É possível ver 500.000 crateras na Lua olhando-se da Terra.

O Sol é 330.000 vezes maior que a Terra.

45% dos Americanos não sabem que o Sol é uma estrela.

41 - O tamanho do primeiro pé que pisou a Lua.

175 dias - Era o tempo que uma pessoa a correr sem parar (9,5 Km/h) demoraria a dar uma volta na Terra. Uma volta ao redor da Terra tem 39.840 Km. Na circunferência de Júpiter, essa mesma tarefa levaria 1.935 dias ou mais de 5 anos.

12.756 Km - O diâmetro da Terra á volta do Equador. De pélo a pélo, o diâmetro é de 12.713 Km.

5.980.000.000.000.000.000.000 toneladas - O peso da Terra.

A Terra é sacudida por mais de 20.000 tremores de terra anuais, 80 vezes por dia.

São necessárias 200.000.000 palhinhas enfileiradas para dar uma volta na Terra.

Em Saturno, os ventos são 10 vezes mais fortes do que um furacão. A sua velocidade pode chegar aos 1.770 Km/h.

Se fossemos a conduzir um carro a uma velocidade constante de 160 Km/h, levariamos cerca de 221.000 milhões de anos para chegar ao centro da Via Láctea.

A Terra não é redonda; é ligeiramente achatada nos polos. No entanto, os polos também não são iguais. O raio do Polo Norte mede 44 milimetros a mais do que o raio do Polo Sul.

Em Urano, o verãoo dura 21 anos... e o inverno também.

Todos os planetas do Sistema Solar rodam no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio, excepto Vênus.

A Terra orbita á volta do Sol a uma velocidade média de 29.79 km/s, ou cerca de 107.000 km/h.

Um ano na Terra dura 365.26 dias. Um dia tem 23 horas, 56 minutos e 4 segundos. O dia extra no calendário (29 de Fevereiro) foi introduzido para compensar a discrepancia do calendário Georgiano.

As placas tectônicas dos continentes movem-se na superficie terrestre alguns centimetros por ano, aproximadamente a mesma velocidade a que crescem as unhas das mãos.

No centro da Terra, a gravidade é 0.

A cauda do Grande Cometa de 1843 tinha 330 milhões de quilometros de comprimento. O mesmo cometa irá voltar a passar pela Terra no ano 2356.

A luz da Lua demora 1,25 segundos para chegar á Terra.

Vênus é chamado de planeta gêmeo da Terra por serem ambos parecidos em tamanho, mas essa é a única semelhança entre eles. A densa atmosfera que cobre Vênus cria um efeito estufa que o deixa com uma temperatura de 462ºC.

O planeta Mercúrio recebeu o seu nome do deus romano Mercúrio, um mensageiro. De fato, o planeta viaja ao redor do Sol mais rápido que qualquer outro.

Mercúrio recebe sete vezes mais luz do que a Terra.

Por causa da sua cor vermelho-sangue, Marte recebeu o nome do Deus da Guerra.

Júpiter, o maior planeta do Sistema Solar recebeu o nome do mais importante deus romano justamente pelo seu tamanho. Dentro dele, caberiam 11 planetas Terra, e tem 3 vezes mais massa que todos os outros planetas juntos.

Calcula-se que Júpiter possua 70% de toda a matéria que gira em torno do Sol.

Saturno, o segundo maior planeta do Sistema Solar tem sete majestosos aneis ao seu redor. Cada anel é composto por centenas de aneis menores. Eles ficam uns dentro dos outros e são feitos por bilhões de partículas de gelo.

Saturno foi batizado com o nome do deus grego da fartura. Foi o primeiro planeta a ser descoberto pelos povos antigos.

O planeta Urano chamava-se Georgium Sidium em homenagem ao Rei Jorge III, de Inglaterra. Apenas em 1850 recebeu o nome do deus greco-romano, o Senhor dos Céus.

Neptuno, com nome do deus romano do mar, este planeta azul é cheio de tempestades e ventos arrasadores, circundado por oito saétlites naturais e cinco aneis, além de uma camada de poeira.


Plutão tem um brilho 4 mil vezes menor que o da mais polida estrela visível a olho nu.

A estrela da nebulosa planetária NGC 2440 é o astro mais quente que se conhece. A temperatura da sua superficie ronda os 200 mil graus Celsius.

O maior eclipse solar acontecerá no dia 16 de Julho de 2186. A duração exacta do espectáculo celeste será de 7 minutos e 29 segundos.

Os geólogos calculam que haja na Terra mais de sete milhões de quilometros cúbicos de sal marinho.

Pangeia é o nome do continente único que existiu há 180 milhões de anos e que, ao se dividir, originou os actuais continentes.

Segundo a mitologia grega, Europa foi uma ninfa muito bonita que despertou os amores de Zeus, deus-rei do Olimpo.

Oceano, o deus dos rios, deu origem á Oceânia, enquanto a sua filha Ásia, mãe das fontes e dos rios, é o nome de baptismo do continente vizinho.
África é uma deusa que carrega um chifre numa das mãos e um escorpião na outra.
Dos grandes continentes, só o nome América tem origem pagã. O seu inspirador foi o explorador Américo Vespúcio. Para se harmonizar com os outros femininos, Américo tornou-se América.

Gostaram? então comentem =D

Fonte

2 comentários :

  1. a luz da lua ? pensei que a lua nao tinha luz própria . ! FAIL

    ResponderExcluir
  2. Lua não tem luz ela reflete a luz do sol.

    ResponderExcluir

Gostou da postagem ?

Compartilhe sua opinião ai em baixo.