Beleza Mortal - Katar, Katara

17:16 Unknown 3 Comments

A katara ou Katar é um punhal caracterizado pela sua forma em H. Exclusiva do Sul da Ásia, é o mais famoso e característico punhal indiano. Ela também fora utilizada em cerimonias de adoração por diversas seitas religiosas.
Era muito usado pelos mercenários da Antiguidade para executar suas vítimas com muita velocidade, precisão e silêncio. São perfeitas para perfurar armaduras.







As primeiras aparições ocorreram no império medieval mas a Katara que remonta a esse período muitas vezes tinha uma folha ou casca como proteção para proteger o dorso da mão, mas isso foi descartado pela segunda metade do século 17. (imagens desse tipo de katara abaixo)




kataraprotegida (1) kataraprotegida (2) kataraprotegida (3)



Com a disseminação de armas por toda a Índia se tornou uma espécie de símbolo de status ter uma Katara. Príncipes e nobres eram frequentemente retratados ao lado de uma, e não apenas como uma precaução para auto-defesa, mas sim com o propósito de mostrar a sua riqueza e posição.

Também foi usada para mostrar bravura e habilidade, caçadores provavam ser habilidos ao conseguir matar tigres com a Katara, o que convenhamos é incrivelmente dificl devido ao tamanho reduzido e a impossibilidade de arremesso. (Abaixo uma foto que mostra o modo como é utilizada a arma)


Foram fabricadas variações da arma para europeus colecionadores que valorizavam pouco a funcionalidade marcial da arma. Entre elas estavam o katara tesoura com duas ou três lâminas que dobrada, parecia ter apenas uma, até que fossem precionadas revelando assim suas outras laminas.
(mostradas abaixo)

kataratripla (1) kataratripla (2) kataratripla (3) kataratripla (4) kataratripla (5) kataratripla (6)



Estas armas eram uma novidade popular entre estrangeiros, mas eram impraticáveis em combate real. Por exemplo, as lâminas não pôdiam ser abertas depois de serem empurrados para dentro do corpo de um adversário. E o mais importante, se eles desferissem um golpe com as lâminas abertas, toda a força do golpe teria de ser absorvido pelas dobradiças e pinos o que ocasionaria um grave acidente para quem estivesse golpeando

Uma outra variação ( que eu achei muito mais legal) é a qual se colocam dois "minicanhões" comos e fossem dois revolvers de baixo calibre com tiro unico em cada lado das Kataras, foram utilizados em batalhas mas também foram rapidamente virando apenas decoração.
(fotos abaixo)


Katararevolver (1) Katararevolver (2) Katararevolver (3) Katararevolver (4) Katararevolver (5)


A katara deixou de ser de uso comum por volta do séc. 19, embora elas ainda eram forjados para fins decorativos. Durante o século 18 e início do século 19, um grupo distinto de kataras foram produzidas. Elas foram decorado e os seus punhos eram cobertas com folhas de ouro. Estas katara foram mostrados na Grande Exposição de 1851 no Crystal Palace, em Londres.
Atualmente é dificil se ouvir falar dela.

Mas claro que o pessoal não para de inventar novas variações. Separei as 3 mais legais que achei, vejam a seguir.

cmaz_540 kataratunada (1) kataratunada (2)

Abaixo algumas outras imagens do modelo padrão

1884.24.147 1884.24.152 2272_3 11284 3484909379_550965d250_o katar (1) Katar katar1-vi.jpeg katar3 katarsplit4 m-katar02 m-katar04 mughal katar 101 -1 ornamental_katar shapeimage_3 untadled wea121 zeusd1-DSAD-2211695

É isso ai, não vou colocar nenhum video, pois os golpes com ela são simples e não tem nada de interessante.

3 comentários :

  1. via ser o novo filme do tim burton: robert mãos de catarra.

    ResponderExcluir
  2. Essa é uma das armas da assassina do Diablo II (game rpg). Muito legal o post!

    ResponderExcluir
  3. Lembra também o Voldo, personagem de Soul Calibur

    ResponderExcluir

Gostou da postagem ?

Compartilhe sua opinião ai em baixo.