Beleza Mortal - Kusarigama

16:05 Unknown 1 Comments

Kusarigama é uma arma tradicional japonesa que consiste de uma kama (qu você pode conhecer clicando aqui) com uma longa corrente presa ao cabo e um peso de metal na outra extremidade da corrente. Embora o kusarigama seja derivado de uma foice de agricultor, e embora a foice fosse frequentemente usada como arma pelos agricultores durante a era feudal do Japão, é importante notar que esses agricultores não usavam a kusarigama. O seu objetivo como uma arma era muito evidente, tão diferente de uma foice, não poderia ser levada abertamente. A arte de manusear a Kusarigama é chamada Kusarigamajutsu.




Atacar com essa arma normalmente implica balançar a corrente com o peso fazendo um grande círculo sobre a cabeça, e então chicotear para frente tentando enrolar na lança, espada ou outra arma que o inimigo venha a utilzar, pode-se também imobilizar os braços e as pernas do oponente. Isso permite ao usuário do kusarigama avançar facilmente e atacar com a foice.




Um usário de kusarigama também pode atacar com o peso de ferro diretamente, causando ferimentos graves ou mortais ao seu adversário, enquanto ainda estiver fora do alcance da espada ou lança do adversário.





Ao contrario do que você pode ter pensado é muito incomum combatentes balançando a foice com a corrente, em vez do peso de ferro. Apesar de divertido, esta não é a utilização adequada da arma, arremesando com a foice é provável que não cause grande prejuízo ao alvo e sim a você mesmo, pois a foice podera voltar com grande velocidade e te atingir em cheio. Uma das poucas exceções é o Houten Ryu disciplina do kusarigama que você podem ver no video abaixo.


obs: Video ruim, qualidade pior, mas da pra entender!


Um notável exemplo do uso e abuso da arma é a história do grande professor de kusarigama Yamada Shinryukan do século 17. Shinryukan era conhecido por ter assassinado muitos espadachins com sua arma, até que foi atraído para um arvoredo de bambu por Araki Mataemon. Lá, por causa do terreno, Shinryukan não foi capaz de balançar a corrente e fugir da espada de Mataemon, e assim, foi morto. ( e o bambu? )

Para entenderrem melhor o funcionamento...

Abaixo video que mostra como utilizar a corrente da Kusarigama



Fiquem agora com as fotos...

kusorigama desbaratinando (16) kusorigama desbaratinando (17) kusorigama desbaratinando (18) kusorigama desbaratinando (19) kusorigama desbaratinando (20) kusorigama desbaratinando (21) kusorigama desbaratinando (22) kusorigama desbaratinando (24) kusorigama desbaratinando (25) kusorigama desbaratinando (26) kusorigama desbaratinando (27) kusorigama desbaratinando kusorigama desbaratinando (1) kusorigama desbaratinando (2) kusorigama desbaratinando (3) kusorigama desbaratinando (4) kusorigama desbaratinando (5) kusorigama desbaratinando (6) kusorigama desbaratinando (7) kusorigama desbaratinando (8) kusorigama desbaratinando (9) kusorigama desbaratinando (10) kusorigama desbaratinando (11) kusorigama desbaratinando (12) kusorigama desbaratinando (13) kusorigama desbaratinando (15)~
kusorigama desbaratinando (23)

Fontes: Livros - A velha escola - As tradições das artes marciais japonesas.
                          Segredos de samurai - Artes marciais do japão Feudal

Um comentário :

Gostou da postagem ?

Compartilhe sua opinião ai em baixo.