Você sabe o que é 1 Yottabyte?

12:31 Pinho - TJ 0 Comments

Se você tivesse um yottabyte disponível, não precisaria mais se preocupar com espaço para guardar tudo o que quisesse. Inclusive toda a informação disponível na internet. Acredita-se que hoje, em 2010, todos os dados que compõem a web somem um zettabyte (ZB).
Vejam o restante do post para descobrir mais coisas...




Para começar a matar a curiosidade: o nome é derivado da nona letra do alfabeto grego – “I”, chamada iota.





1 Zettabyte é a grandeza imediatamente inferior ao Yottabyte.
Para entender melhor isso, pense que um zettabyte está para o yottabyte, assim como o megabyte está para o gigabyte. Ou seja, para ocupar um yottabyte, são necessários 1024 zettabytes.

Certamente, uma das melhores maneiras de apreender o tamanho de um yottabyte é pensando em quantos arquivos podem ser armazenado ao mesmo tempo em uma unidade, certo?
Seguindo uma escala crescente: em um HD de 1 terabyte (TB) é possível armazenar – em média –200 mil músicas em MP3. Para atingir o petabyte (PB), são necessários 1024 terabytes. A próxima base é o exabyte (EB), que comporta 1024 petabytes. Logo depois está o zettabyte que você já conheceu, com 1024 petabytes.
Em arquivos de MP3, essa conta toda equivale a aproximadamente 214.749.438.541.824 músicas. Isso mesmo: em um yottabyte cabem – literalmente – trilhões de músicas!

Mas você imagina qual é número exato para um yottabyte? Não se assuste, pois ele é alto, e na verdade é até difícil de ler o valor corretamente. Mas aí vai: 1.208.925.819.614.629.174.706.176 Bytes. Arredondando, pode-se dizer que um yottabyte é igual a 1.000.000.000.000.000.000.000.000 de bytes

Porém, usando apenas tecnologia já disponível comercialmente, é economicamente inviável montar um local para guardar toda essa grandeza. Os maiores HDs atualmente no mercado armazenam até 2 TB de dados e um gabinete normal costuma receber em média quatro unidades de armazenagem.
Com essa configuração, seriam necessários 128 gabinetes para resguardar um petabyte, alocados em 8 racks com espaço para 16 servidores. O proximo passo pra armazenar um yottabyte seria reunir mil racks em um único prédio, totalizando um exabyte. Este edifício ocuparia uma área equivalente a um quarteirão urbano, e teria dois andares.

Para atingir o zettabyte que – acredita-se – acumule todos os dados da internet atual, são necessários pelo menos 500 desses prédios, usando aproximadamente 6 km² de área .

Depois disso, chega-se às portas do yottabyte. Mas ultrapassar esse limite não é tão fácil quanto parece. Para reunir todos os bits que compõem a medida – teoricamente – máxima de armazenagem da informática, seria necessário construir mais ou menos 500 mil centrais de dados.
Isso mesmo, mil vezes mais prédios do que os necessários para se obter o zettabyte, ocupando quase dez mil km², ou duas vezes o terreno ocupado pelo Distrito Federal.


Pelo que vocês puderam perceber, construir um local para se armazenar 1 Yottabyte não é a a tarefa mais simples do mundo, mas acreditem, a NSA (“National Security Agency” – agência de segurança nacional) dos EUA pretende criar um Datacenter que consiga armazenar 1 Yottabyte, e sabe pra que? Armazenar vídeos de segurança. Câmeras de vigilância são cada vez mais comuns, e a quantidade de informação gerada também é enorme.
A julgar por seriados e filmes policiais, a qualidade dos vídeos ainda não é das melhores, mas isso tende a mudar com o avanço da tecnologia. Imagens melhores significam mais informação, e, portanto, faz sentido querer espaço de sobra para guardar a filmagem de milhões de câmeras sem precisar apagar outros arquivos.
Afinal, não é de hoje que os Estados Unidos resguardam a segurança do seu território com determinação e tecnologia.


Depois de ler isso me passou apenas uma palavra pela cabeça TENSO

Texto Do Baixaki

0 comentarios, falta o seu :

Gostou da postagem ?

Compartilhe sua opinião ai em baixo.